ferbass

As coisas simples da vida eu não vou automatizar

Hoje em dia uma das coisas que mais ouvimos falar é sobre automatização e como elas pode nós fazer ganhar tempo na nossa rotina, seja via Software ou Hardware, seja para lembrar você de não esquecer suas chaves ou até mesmo para preparar um café em horários pré definidos.

Isso tudo é muito bacana na verdade, tem muita coisa que vale a pena ser automatizada ou DEVEM ser automatizadas, por exemplo ligar seu ar-condicionado quando detectar que você está próximo de chegar em casa para deixar um ambiente mais agradável e por ai vai. Eu costumo automatizar muitas coisas no meu dia-a-dia no trabalho, rotinas que costumo executar todos os dias principalmente, sempre acabo preparando um script para me auxiliar na tarefa, porém atualmente eu tenho andando um pouco na contramão de algumas automatizações, deixa eu explicar.

Automatizar as nossas tarefas podém fazer muito sentido em alguns aspectos mas na contramão disso pode nos deixar "preguiçosos" e acabar deixando de lado as coisas simples da nossa vida

Lembro que a pouco mais de 10 anos ganhei uma cafeteira de um amigo, essa cafeteira tinha um timer que eu podia deixar setado para fazer o café automaticamente em determinado horário, eu só precisava deixar o café no coador, água no reservatório e pronto no horário marcado a maquina ligava sozinha e começava fazer o café, nada espetacular apenas um café comum, a maquina também não possuia nenhuma conexão com a internet era simplismente uma relógio com um timer. Pois bem, setei o timer da cafeteira para o horário que custumava acordar e pensei comigo mesmo, "Pronto agora vou ganhar 10 minutos todo dia pela manha" e assim começou minha nova rotina. Ainda acordava no horário costume e o café ja estava lá pronto para ser saboreado, tudo muito prático e o que eu fazia com os 10 minutos extras que me sobravam??? NADA!!! Pois é NADA e o que aconteceu em algumas semanas? Passei a enrolar para sair da cama pois eu não precisava levantar para preparar meu café.

Ai você pode até me dizer, "ah ferbass mas ai é um problema seu, você deveria se organizar melhor etc", será? Eu ganhei 10 minutos em uma pequena atividade que na verdade me ajudava a acordar cedo para me preparar para o meu dia, apenas 10 minutos não foram 1 hora, ou seja qualquer atividade que eu fosse colocar dentro desse espaço de tempo teria que ser feita nesse tempo.

Muitas vezes queremos automatizar tudo o que está a nossa volta mas não percebemos como algumas coisas são importantes na nossa rotina e nos dão pequenos prazeres. Automatizar tarefas que te consomem horas por dia são muito validas mas existem pequenas tarefas que não vão nos trazer benefícios e na verdade vão nos fazer deixar de lado algumas coisas.

Indoor

Recentemente eu comecei cultivar algumas ervas para cozinhar, coisas como manjericão, alecrim, salsinha e pimenta, nada muito extraordinário apenas pequenos vazos na minha varanda. Como comecei fazer isso no inverno comecei dentro de casa, fiz um esquema simples com uma luz UV e uma pequena bomba d'água contralado por um timer, no começo eu prestava muita atenção em tudo mas depois de algumas semanas parei de observar pois estava tudo no automático eu só precisava garantir que havia água e pronto, depois um tempo algumas das ervas começaram morrer e outras pararam de progredir mas eu não hávia prestado muito atenção e acabou sendo tarde de mais. O inverno foi acabando e comecei o segundo estágio dessa minha saga, resolvi passar tudo para a varanda para receber luz natual e ar puro, fiz toda a montagem dos vazos, coloquei as ervas que haviam dado certo e substitui o que perdi, comecei a tomar todos os cuidados, regar pela manhã e final da tarde principalmente agora no verão (para quem não sabe o verão no Japão é muito quente) e as ervinhas começaram a progredir novamente, minhas pimentas ficaram o jeito que eu esperava, ai começou vir o pensamento, "Agora vou colocar um arduino aqui para regar, controlar isso e aquilo" mas no mesmo momento me veio outro pensamento, "Será que seu fizer tudo isso eu vou continuar dando o valor e a importancia que tenho dado para tudo isso?". Veja bem talvez isso seja apenas comigo, não estou dizendo que isso é uma verdade para todos, mas quando temos algo que está automatizado e não precisamos dar tanta atenção acabamos deixando essas coisas de lado.

Hoje em dia na minha rotina ir na varanda e regar minhas plantas e ervas é algo que tenho feito com muito prazer e o mais legal é que dia após dia eu vejo minhas ervas crescendo e desenvolvendo, principalmente as minhas primentas é muito bacana ver a natureza trabalhando e ver os frutos mudando de cor até o ponto que você pode retiralos e usar como você bem entender. Diferente de antes onde eu só prestava atenção nas ervas quando eu retirava algo para cozinhar agora eu estou em contato com isso a todo momento e vendo progredir.

Pimentas 2 semans depois
Pimentas Pimentas 2 semans depois

Mas isso não quer dizer eu que não vou automatizar nada, pera ai, e quando eu for viajar? ficar um tempo fora? Nesse caso sim, estou preparando um pequeno circuito com uma bomba d'agua para cuidar disso para mim, caso eu vá viajar e ficar longos periodos fora eu apenas ligo esse dispósitivo e pronto, não preciso me preocupar durante esse periodo.

Bom, mas onde eu quero chegar com tudo isso? Existem coisas na nossa vida e na nossa rotina que são muito importantes para nossa saúde mental e devem ser valorizadas o simples ato de fazer seu café pela manhã ou regar suas plantas podem te dar pequenos momentos de alegria. Hoje em dia vivemos em um mundo onde somos bombardeados de informações a todo momento, você precisa se mostrar produtivo a cada segundo e acompanhar tudo o que está acontecendo a sua volta para não ficar "out of the loop" e isso nos faz muito mal, gerando muito estress e anciedade.

Eu não sou contra a automatização, pelo contrário eu sou grande fã da iRobot por exemplo, tenho uma Rombaa e uma Brava para aspirar e passar pano que são atividades que realmente me tomam tempo, eu coloco elas para funcionarem enquanto vou ao mercado, academia ou para o escritório, quando chego em casa está tudo limpo isso não tem preço (na verdade tem, é o preço dos robos haha).

Por fim essa é a mensagem que eu gostária de deixar, antes de começar automátizar alguma coisa em sua rotina pensa se realmente vale a pena, sera que as vezes não estamos indo longe de mais? Ou qual será o verdadeiro ganho em automatizar alguma coisas? Não existe certo ou errado em tudo isso, esse é apenas meu pensamento o ferbass de 10 anos atrás não pensava desse jeito e talvês o ferbass do futuro tenha uma opinião diferente.

Grande abraço

ferbass
2020-09-03 14:49:20

Tags: IoT random vida