ferbass

O que achei da WWDC20

Mais um ano, mais uma WWDC esse ano um pouco diferente devido aos problemas com o COVID-19, mas a Apple sempre surpreendendo e descepcionando como sempre haha.

O keynote como sempre aquele show, dessa vez conseguimos "ver" um pouco (paredes e escadas brancas) do ApplePark por dentro, mas nada de mais. Não vou falar sobre tudo que foi apresentado, mas vou falar de pontos que achei bem interessantes/vi até agora das sessões.

iOS 14

Bom como todo mundo sabe o iOS 13 foi um grande fail da Apple, segundos eles mesmo o rank de qualidade de software que eles possuem dentro da empresa durante os primeiros releases ficou abaixo do iOS 12, o que foi muito ruim para a imagem da empresa. Muitas features foram lançadas incompletas e ainda com bugs o que deixou muita gente frustada, não sei se vocês se lembram mas logo após o release oficial o sistema recebeu inumeros patches de correções.

Privacidade

A Apple tem focado muito em Privacidade que na minha opnião é algo muito bom, enquanto algumas empresas tentam violar a nossa privacidade de maneiras jamais pensadas, ver a Apple indo na contra mão e fornecendo cada vez mais privacidade para seus usuários é muito bom. Desde o iOS 13 já temos o que chamamos de One Time permission ou Allow Once onde o nome já diz, você fornece a permissão apenas uma vez e a próxima vez que o aplicativo precisar desse permissão ele vai ter perguntar novamente (Esse comportamento não é aplicado a todos as permissões, microfone e camera continuam sendo permissões "permanente").

Agora no iOS 14 uma das coisas bem visíveis para o usuário será um indicador visual de quando algum tempo de recurso vai estar sendo usado, bem parecido com o indicador que temos no Mac que acende uma luz verde quando sua camera está ativa. Agora quando um aplicativo estiver utilizando seu microfone um ponto amarelo acendera no topo da tela e no caso da camera um ponto verde vai aparecer. Isso automaticamente já se tornou o pesadelo de muitas empresas que ativam seu microfone ou camera sem sem concentimento. Para saber quem está acessando seu microfone ou camera, basta ir no Control Center e você vera um icone indicando o que está em uso e logo em seguida quem está utilizando.

Indicador de Microfone Control Center
Indicador de Microfone Indicador de Microfone

Para ter uma ideia quando instalei o iOS 14 abri o aplicativo do Google para testar e sem ter feito nada o indicador de microfone ficou acesso por alguns segundos e em seguida desapareceu, também não é de hoje que ouvimos falar que Facebook, Instagram e outros aplicativos acessam esses recursos sem que o usuário tenha solicitado. Na minha opnião esse é um recurso muito válido e espero que esteja muito bem implementado para evitar que aplicativos maliciosos conseguigam dar by-pass de maneira fácil.

Outro feature bem bacana que vale a pena ser destacada é o App Privacy que vai mostrar para o usuário todos os dados que o Aplicativo pode querer trackear de você e também os dados que podem ser coletados e relacionados a sua conta. Ou seja os desenvolvedores terão que detalhar na App Store Connect se estão utiliazndo algum tipo de tracking e informar tudo que será coletado. Além disso outra feature muito interessante encima disso é o Asking Permission to Track ou seja, chega de trackings indesejados.

Como falei a Apple está investindo muito em privacidade, outra feature bem bacana é que agora você pode dar acesso limitado a suas imagens quando algum App pedir acesso a sua galeria de foto, você podera determinar quais os items você compartilhara com esses aplicativos.

A nível de desenvolvimento a Apple se preocupou em adicionar features para ajudar os desenvolvedores protegerem melhor seus aplicativos, até mesmo os logs de suas aplicações deixando as informações sensiveis privadas quando enviadas para o log console onde qualquer pessoa poderia ter acesso. Outras features como DNS over HTTPs estaram dispoveis no sistema de forma nativa para desenvolvedores.

Para ver mais detalhes sobre privacidade recomendo que vejam:

CompactUI

Finalmente não vamos ser interrompidos quando recebermos uma ligação, SIM, finalmente a Apple resolveu trocar aquela tela gigantesca de incoming call para uma pequena notificação exibida no topo da tela. ❤️

Picture in Picture, na verdade essa feature já existe para iPadOS e agora veio para o iPhones, você pode mover a PIP na tela, aumentar e diminuir de tamanho tela, mover ela para outros pontos da tela o que pode ser bem útil.

A Siri finalmente também recebeu uma nova interface mais compacta agora quando você chama a assitente, ela não irá tomar mais a tela toda, o que será exibido é apenas o ícone da Siri indicando que ela está aguardando instruções, e o resultado também será exibido em uma notificação no topo da tela.

Siri

Bom aqui vem minha decepção, desculpa para quem é fã da Siri mas eu realmente acho que ela deixa muito a desejar, as integrações ainda são poucas e bem limitadas. É só você fazer um compartivo com Google e Alexa que você vai ver o quanto a Siri é limitada e esso ano não foi diferente. Parece que a Apple não fez muitos esforços para trazer coisas novas para a Siri.

A Siri tem suporte a multiplas linguagens, você pode ir lá no Settings e definir qualquer uma das linguagens que ela suporta, porém ela só vai interagir e responder em apenas uma linguagem.
Vou colocar um contexto aqui, no escritorio que trabalho temos pessoas de multiplas nacionalidades (japoneses, espanhol, brasileiros, americanos, thailandeses etc), a nossa lingua padrão é Inglês e a segunda lingua da empresa acaba sendo japonês, pois bem, temos um GoogleHome no escritório onde deixamos setados 2 idiomas, japonês e inglês, dando mais liberdade na hora de interagir com o device, isso já não é possível com o HomePods/Siri, porém espero ter essa feature em breve.

Agora a Siri tem coisas como Enviar mensagens de audio, realizar traduções etc que é coisas que outros assitentes já fazem a um tempo, espero ver a Siri evoluindo nos próximos anos, na verdade todo ano espero por isso mas ¯\(ツ)/¯....

Na visão de desenvolvedores parece que existem algumas novas APIs e integrações no SiriKit mas ainda não tive tempo de explorar ou ver os videos da WWDC.

Siri Resposta Siri
Siri Resposta Siri

App Clips

Essa é uma feature bem interessante e vai ajudar muito o usuário final e o desenvolvedor, para quem não entendeu, o que realmente o App Clip faz?

Primeiro acho legal colocar tudo em um contexto, imagine você com seu carro vai até a um estacionamento onde não precisa de interagir com outros pessoas para estacionar seu carro, porem para estacionar seu carro você precisa baixar um App, realizar o cadastro, inserir os dados de pagamento e então você pode utilizar, agora imagina que talvez você nunca mais use esse estacionamento ou seja você precisa do App só agora, bom ai que o App Clips entra.

Imaginando o mesmo contexto acima, imagina que agora quando você fizer scan do QR Code ou usar uma TAG NFC para fazer download do aplicativo o que vai acontecer na verdade é que invez desse código te enviar para a AppStore para baixar o aplicativo em questão o que sera exibido para você é uma parte mínima do aplicativo que poderá ser usuda com um único propósito, nesse caso pagar pelo estacionamento do seu carro, mágico não?

Tecnicamente falando você como desenvolvedor irá criar um novo Target na sua aplicação que sera utilizado para o App Clip, esse target deve ser menor que 10MB ou sejá você deverá colocar apenas funções basicas para que o usúario consiga integir com seu App e obter o resultado esperado. Quando escaneado o QRCode ou NFC o device ira fazer download do binario desse novo Target e por meio de Deep Links irá informar que ação o usuário está tentando executar. O bacana disso é que como foi mostrado na apresentação, aplicativos que concentram comercios ou até mesmo lojas que possuem em muitos lugares podem ter Clips específicos para cada uma de suas filiáis ou clientes.

Eu só vejo vantagem, muitas vezes quando vamos viajar, baixamos Apps locais para pegar um Taxi, fazer uma reserva de restaurante e etc e nunca mais utilizamos esses Apps, e eles muitas vezes ficam em nossos iPhones e pior eles continuam com nosso cadastro, eu tenho o costume de depois de uma viagem remover meu cadastro e deletar os apps, mas muita gente não é assim. Os clips também ficam armazenado em seu device, porém não ficam exibidos em sua HomeScreen, se você quiser remover um Clip você pode fazer isso pelo Settings do seu aparelho.

Um grande complemento ao App Clips é você poder fazer o Login com seu Apple ID ou sejá você não precisa compartilhar seus dados e se possível realizar seu pagamento via ApplePay, só vi vantagens no App Clips, ancioso para poder usar.

Recomendo muito que assistam a trilha sobre App Clips da WWDC20

Widgets

Uma passada bem rápida aqui, sobre is Widgets achei bem interessante porém talvez vieram um pouco tarde, quero ver como será a adoção por parte dos usuários. (Aqui os usuários de Android vão dizer "Isso já existe no Android desde 1900" hahaha)
Eu acho bacana a ideia de verdade, agora precisamos se acostumar, eu estou tentando fazer uso no meu device de testes para ver como vou me adaptar, mas por enquanto não vi nenhuma vantagem, talvez porque os Apps não possuam Widgets tão úteis, pelo menos os que eu utilizo.

Settings

Algo que não foi muito comentado durante o Keynote é que agora você pode definir qual seu browser e e-mail client principal, talvez eu esteja errado mas a feature parece não estar inclusa nesse primeiro Beta, eu procurei pelo settings e não encontrei nada (se alguém souber por favor 🥺), talvez esse seja o motivo da Apple não ter dado enfaze a essa feature durante o Keynote.

SwiftUI

Talvez esse seja o ano para começarmos a utilizar SwiftUI, eu estou utilizando em um projeto interno na empresa e achei bem bacana e agora com a chegada do iOS 14 será mais fácil de adotar, a não ser que você precise suportar versões abaixo do iOS 13, se esse for o caso acho melhor você repensar hehe.

De inicio SwiftUI parece um pouco estranho, como as Views se conversam com outras partes do seu código mas com o tempo você entende como o mecanismo funciona e acaba tirando de letra, recomendo que vejam a sessão sobre SwiftUI da WWDC20 que está bem bacana, eu não vou entrar em muitos detalhes aqui, mas pretendo fazer um post apenas sobre SwiftUI.

Apple Silicon

Bom o rumor se tornou verdadeiro, a Apple está começando sua linha de processadores para Mac o que além de rumor já era esperado. A Intel tem falhado muito na entrega de qualidade que a Apple gostaria e acredito que isso só acelerou o processo, como eu estava falando com um amigo de trabalho isso já era algo esperado já que a Apple pretende deixar todo o Eco Sistema dela unificado, vendo por esse lado,
faz total sentido que ela comece utilizar a mesma linha de processadores que ela utiliza em seus dispositívos móveis em seus computadores.

Sobre a transição isso é algo que já aconteceu na Apple nos anos 2000 quando a Apple decidiu migrar da Arquitetura Power PC para Intel e ao que parece a transição sera feita seguindo os mesmo princípios utilizando o Rosseta) agora em sua versão 2 para macOS BigSur, para os desenvolvedores que compilarem seus Apps utilizando a partir do Xcode 12 a transição será bem simples (ao que parece)
como feito anteriormente você precisara assinar apenas um checkbox para que se eu App seja compátivel com a nova arquitetura, talvez seja necessário alguma modificação de código não sei dizer ainda.

Recomendo muito que vejam o video do Fabio Akita onde ele comenta e explica como foi feita a transição de PowerPc para Intel Fabio Akita - Entendendo Apple, GPL e Compiladores.

Eu não quero entrar em detalhes sobre a arquitetura desses novos Mac nesse post, talvez futuramente, mas parece algo bem promissor. Segundo o Tim Cook todo esse movimento de transição é esperado por 2 anos, porém a Apple ainda tem alguns Mac utilizando Intel por vir em seu Lineup.

Para auxiliar nessa migração a Apple está disponibilizando um Develper Transition Kit (DTK) que nada mais é que um MacMini utilizando o processador Apple’s A12Z Bionic SoC que é o mesmo processador encontrado no iPadPro de ultima geração, 16GB de memoria e 512GB de SSD, esse Mac já vai vir com Big Sur instalado. Para receber esse kit tem um custo de US$500 (isso deve dar uns 300 mil real hoje em dia? hahaha) e existe algumas regras para que você possa conseguir esse Kit além de ao final de um periodo o Kit deve ser retornado para Apple.

Conversando com um amigo de trabalho, estava pensando esse Kit utiliza o mesmo processador do iPadPro então não vai demorar muito para alguém conseguir rodar o Big Sur no iPadPro hahah veremos.

No geral, estou bem empolgado com essa transição, porém não serei Early Adopter dessa vez haha, do meu ponto de vista de desenvolvedor eu não tenho necessidade de migrar os Apps que trabalho para que seja compativel com todas as plataformas, os Apps que trabalho hoje são exclusivos para iPhone.
Outro ponto é que sempre que existe uma versão novo do macOS sofremos com o porte de coisas como Homebrew, Ruby e por ai vai, então eu já prevejo alguns problemas até que isso tudo esteja acertado, mas acreditoq ue meus amigos Early Adopters vão dar um jeito nisso hahaha.

Aqui vai duas leituras legais sobre essa transição:

Resumão

Tem muita coisa interessante, para quem se interessa por AR e ML é um prato cheio para se divertir. Na onda dos streaming a Apple liberou varias sessões sobre streaming de video etc para quem está a par desse tipo de assunto vale muito a pena dar uma olhada.

Sobre o macOS Big Sur, parece interssante, ainda não tentei instalar em uma outra maquina para testar e também não cheguei explorar o conteúdo sobre ele, mas estou bem empolgado com o que ele pode oferecer de integrações entre o Eco Sistema da Apple e quando for combinado com a linha Silicon o céu sera o limite.

O Swift agora está na versão 5.3, a Apple tenta empurrar a galera para que utilize Swift mostrando suas vantagens até mesmo sobre Objective-C e versões anteriores do Swift, porém ela ainda está trabalhando no Objective-C, existe uma sessão Advancements in the Objective-C runtime que ainda não essisti que parece ser bem interessante.

Como falei acima não da para falar de tudo, o que passei aqui foi o que me interessou e o que eu cheguei a assistir dos videos da WWDC, tenho focado nas sessões que fazem parte do meu dia a dia.

Aqui vai alguns links do que assisti e o que ainda está na minha playlist.

Espero que tenham gostado do meu resumo, grande abraço

ferbass
2020-06-26 13:45:29

Tags: apple wwdc ios14